Outra o quê?

O programa de rádio Outra Frequência se propõe a contar a história viva e contínua da música brasileira, com uma programação voltada para o que é produzido e lançado hoje no país, especialmente (mas não exclusivamente) dentro da produção independente.
Bandas e artistas novos (e até mesmo ainda desconhecidos) dominam quase todo o programa, visto que o objetivo principal do Outra Frequência é lançar novidades. O programa apresenta sempre um contexto histórico e curiosidades sobre cada canção, assim o programa pretende manter vivas as histórias das músicas nacionais ao mesmo tempo que impulsiona a criação de novas histórias.

Além dos episódios regulares que apresentam músicas gravadas e curiosidades dos artistas, o programa conta também com episódios especiais temáticos e de entrevistas (nos quais apresenta bandas/artistas tocando e sendo entrevistados no estúdio).

O programa também conta com a Sessão Espírita (na qual resgata obras de artistas com bastante estrada ou que já não estão mais em atividade, fazendo um contraponto histórico com as novidades).


História

Antes de estrear na Rádio USP FM, O Outra Frequência teve uma temporada piloto em 2010/2011 quando disponibilizou episódios em formato de podcast em seu blog. Durante esse período, foram apresentados mais de 80 artistas diferentes. Na época, o podcast também interagiu e foi citado via twitter por músicos como Erasmo Carlos, Lobão, Evandro Mesquita, Leoni e independentes como Mafalda Morfina, Volveles e Tópaz.

Em fevereiro de 2015, o Outra Frequência estreiou na Rádio USP FM, sendo transmitido semanalmente pelos 93,7 FM (São Paulo) e 107,9 FM (Ribeirão Preto). Em 2021, o programa também passou a integrar a grade da Rádio Brasil Atual 98,9 FM. Ao longo do tempo, o programa foi conquistando espaços e atualmente é retransmitido também em 8 web rádios espalhadas pelo país, além de ficar disponível via podcast.

Em 08 anos de existência, o programa ultrapassou a marca dos 400 episódios, divulgou mais de 2.300 bandas/artistas diferentes e entrevistou nomes como Chico César, Fernando Anitelli, Leoni, Zeca Baleiro, Odair José, Tiê, Mauricio Pereira, Luiz Tatit, Tim Bernardes, As Bahias e A Cozinha Mineira, além de artistas menos conhecidos (mas não de menor qualidade) da cena independente.

Elogiado por artistas como Guto Goffi, Rodrigo Santos e Maurício Pereira, o programa também participou apresentando, apoiando, divulgando e até organizando diversos festivais e eventos de música (Líricas Paulistanas, FestBand Conectando Talentos, Outra Frequência Fest, Quadrophenias Party, etc).

Indicado duas vezes a melhor programa de rádio no Prêmio Profissionais da Música (PPM), o Outra Frequência também é membro do coletivo Radialivres, que abrange radialistas de todo o país que lutam pela difusão do novo na música brasileira.

Outra Frequência é uma produção de Caio Bars e Júlia Novaes
Idealização: Caio Bars e Júlia Novaes
Locução: 
Caio Bars e Júlia Novaes
Setlist: Caio Bars
Pesquisa e Roteiro: Júlia Novaes

Gravação, edição e mixagem: Caio Bars
Artes: Cajueiro Design
Apoio: Cajueiro Design e Canção de Presente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *